Municípios da região recebem caminhões pipa do Governo do Estado

Data de postagem: 19/10/2021

Os municípios de Boa Esperança, Farol, e Quarto Centenário receberam nesta semana, do Governo do Estado, um caminhão pipa zero quilômetro cada um. A entrega dos veículos foi feita aos prefeitos pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, em cerimônia no Palácio Iguaçu. Ao todo, 46 cidades receberam os veículos.

“Muito feliz hoje. Muitas cidades nunca puderam contar com um equipamento desses. Em outras, o caminhão, sucateado fica mais na oficina do que operando”, comemorou o prefeito da Farol, Oclecio Meneses (PODE), que recebeu a chave do caminhão das mãos do Governador Ratinho Junior e do Secretario do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Marcio Nunes.

Os veículos são preparados para ajudar no combate a incêndios florestais, mas podem ser usados como ponto de apoio no abastecimento de água e na higienização urbana, entre outras atividades. “Para os pequenos municípios estes caminhões são de grande utilidade”, falou o prefeito de Boa Esperança Joel Buscariol (MDB). O repasse dos caminhões foi feito por meio de convênios firmados entre os municípios e o Instituto Água e Terra (IAT), órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest). O investimento é de R$ 11,9 milhões, via Tesouro do Estado e emendas parlamentares indicadas por deputados estaduais. De acordo com o Governo do Estado, com esse novo lote, o Estado completa 149 caminhões-pipa distribuídos desde 2019, totalizando R$ 33,8 para higienização, irrigação e abastecimento de água, em especial para propriedades rurais que sofrem com a seca prolongada – o Paraná está em estado de emergência hídrica desde o ano passado.

“Essa iniciativa reforça a parceria do Estado com os municípios e também com o Poder Legislativo. “O planejamento do Governo do Paraná visa dar atenção e cuidar do meio ambiente, das diferentes formas. E esses caminhões são um suporte extraordinário para a população, ajudando a expandir essa política verde”, destacou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes.

O prefeito de Quarto Centenário, Akio Abe (PSD), comentou que o caminhão pipa era uma reivindicação antiga do município. Segundo ele, o veículo vai ajudar especialmente na limpeza urbana da cidade e abastecimento de comunidades rurais com água potável. “É um equipamento muito importante para o município. Só temos a agradecer a parceria com o Governo do Estado que tem olhado com atenção aos pequenos municípios”, acrescentou.

Fonte: Tribuna do Interior