Previne Brasil:Farol conquista 1º Lugar na Comcam sendo o 4º do Paraná em Atenção Primária de Saúde

Previne Brasil:Farol conquista 1º Lugar na Comcam sendo  o 4º do Paraná em Atenção Primária de Saúde

Data de postagem: 01/02/2024

É a primeira vez que um município da região é destaque no Estado do Paraná

O Município de Farol, através da Secretaria Municipal de Saúde é reconhecido conquistando nota 10, sendo o primeiro colocado da região e o 4º município melhor avaliado do estado do Paraná, na avaliação do Programa Nacional “Previne Brasil”. O programa considera o desempenho da Atenção Primária de Saúde referente ao último quadrimestre de 2023.

São sete indicadores avaliados, sendo Pré-Natal, Saúde da Mulher, Saúde Bucal, Saúde da Criança e doenças crônicas como Hipertensão Arterial e Diabetes Melittus.

A secretária municipal de Saúde, Sandra Regina Felix, explica que o programa avalia os repasses de transferências do Ministério da Saúde com base a critério populacional e que a Secretaria Municipal de Saúde de Farol foi melhor avaliada em todos os quesitos. Ela argumenta que os méritos são de toda a equipe de Saúde que se empenhou com determinação e não medindo esforços para proporcionar um atendimento com muita qualidade à população.

Já o prefeito Oclecio Meneses, destaca a importância da avaliação, consolidando um trabalho de responsabilidade com a saúde da população de Farol. “Temos muito a comemorar em realizações e programas e somos reconhecidos por um programa nacional em seguir à risca os critérios de investimentos e transparência do programas do Ministério da Saúde”, salienta o prefeito Oclecio Meneses agradecendo o empenho de todos os servidores municipais para essa tão importante conquista.

Investimentos e programas de Saúde - Em um trabalho de atenção e melhoria dos atendimentos e tratamentos de saúde o Município de Farol, através da Secretaria Municipal de Saúde vem realizando um amplo trabalho que consiste em programas municipais e aquisições, correspondendo a um projeto de qualidade de vida, atendendo as necessidades da população e ainda promovendo a prevenção de problemas de saúde. Exames de Ultrassom, consultas especializadas, apoio a gestantes, entrega de óculos e aquisição de três novas ambulâncias de grande porte, além de uma outra já conquistada, são importantes resultados dos investimentos.