Semana do Meio Ambiente: Estudantes de Farol fazem caminhadas em contado ao Bioma Mata Atlântica

Semana do Meio Ambiente: Estudantes de Farol fazem caminhadas  em contado ao Bioma Mata Atlântica

Data de postagem: 07/06/2023

Mais de 200 crianças participaram da programação ambiental no Parque do Lago em Campo Mourão

Dentro da programação em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente, os estudantes da rede municipal de ensino de Farol participaram de caminhadas em contato ao Bioma Mata Atlântica. Ao todo 205 crianças participaram de duas caminhadas realizadas nos períodos da manhã e tarde no Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira “Parque do Lago”, em Campo Mourão. A programação é realizada pelo Município de Farol, através do Departamento do Meio Ambiente.

De acordo com a engenheira ambiental do município, Kelly Leiko Umeki, a pista de caminhada do parque visitado possui aproximadamente 2 quilômetros e passa por uma área fechada composta por uma formação pioneira de influência fluvio-lacustre (várzea), além de floresta auxiliar, sendo naquele ponto a Floresta Estacional Semidecidual Aluvial.

“Alguns benefícios em preservar a vegetação nativa são a manutenção do ciclo hidrológico, a fertilidade do solo, a proteção das áreas de risco, a produção e a limpeza da água, a manutenção da qualidade do ar, o equilíbrio climático e a proteção da diversidade biológica da fauna e da flora”, explica a engenheira.

Ela também destaca que a vegetação nativa é de extrema importância no equilíbrio ecológico e na manutenção de um ecossistema saudável para todos. “Proporcionar às crianças o contato com a natureza incentiva o bem-estar físico e mental, melhora o processo de aprendizagem e aperfeiçoam as habilidades psicomotoras”, explica a engenheira ambiental.

Conscientização - Palestras para estudantes, professores e equipe pedagógica também foram realizadas das comemorações da Semana Mundial do Meio Ambiente em Farol. A programação contou com apoio do IAT – Instituto de Água e Terra.