Farol Regulamenta Nova Lei de Licitação e inicia treinamento de servidores

Data de postagem: 14/04/2023

Para fortalecer a transferência e tornar os processos de compras cada vez mais ágeis, em cumprimento dos princípios da Administração Pública da legalidade, eficiência e economicidade com os recursos públicos, o Município de Farol regulamentou, a Nova lei de Licitação (Lei Federal N° 14.133/2021).  A nova lei já em vigor proporciona mudanças com a extinção da Tomada de Preços e da Carta-Convite e a implementação da modalidade de Diálogo Competitivo.

A Coordenadora Geral do Município, Roberta Serato argumenta que na regulamentação deste primeiro momento foi contemplado todos os temas e tópicos que a legislação federal deixou a critério da administração municipal, para que sejam aplicadas de acordo com a realidade local. “Nossos servidores já estavam sendo, orientados e capacitados para que a regulamentação acontecesse de forma que não prejudicasse a administração”, destaca a coordenadora geral.

Por sua vez, o Secretário de Administração e Planejamento Douglas José Laquias explica que a licitação é extremamente importante para a administração pública “Nosso município já estava se preparando para essas mudanças, vários dos tópicos regulamentados já estavam sendo praticados pelos setor o que torna a adaptação mais amena, sabemos que ainda teremos muitas mudanças”, diz Laquias.

Ele ainda ressalta que em função da Medida Provisória anunciada pelo Governo Federal que prorroga o prazo de transição da lei 8.666/1993 para a nova lei é que o Prefeito Oclecio entendeu que deveríamos manter o cronograma e regulamentar a Lei 14.133 de 2021 e tornar a prestação do serviço de licitação e contratos do município mais eficiente, transparente e ágil.

Para o prefeito Oclecio Meneses, a licitação é primordial para o andamento da gestão é por meio dela que é possível adquirir e contratar os produtos e serviços necessários de maneira idônea e justa. Ele destaca que a administração municipal tem valorizado os meios eletrônicos para as compras públicas só no pregão eletrônico segundo levantamento prévio tivemos uma grande economia no ano de 2022 levando em consideração o valor do edital com o valor final contratado.

“Isso demonstra a eficiência da modalidade eletrônica, por isso mantemos a regulamentação para esse momento, agradeço a toda equipe de trabalho envolvida”, salienta o prefeito Oclecio Meneses.

Decretos - A regulamentação por meio dos Decretos Nº 1970 a 1979, está publicada no Órgão Oficial do Município (https://www.doemunicipal.com.br/prefeituras/5) - Edição 1686/2023.