A Prefeitura municipal de Farol juntamente com a Secretaria de Educação, realizou nesta Quarta-feira dia 19, na Escola Casimiro de Abreu a comemoração da semana da alimentação saudável.

Data de postagem: 20/10/2022

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado anualmente em 16 de outubro, e está ancorado em quatro pilares: melhor nutrição, melhor produção, melhor ambiente e melhor qualidade de vida, sendo criado com o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial, bem como alertar sobre a importância de manter uma alimentação saudável e debatendo sobre doenças e distúrbios alimentares. Outro tema é a questão da fome e desnutrição no planeta, além do desperdício de alimentos e as medidas que podem e devem ser tomadas para solucionar esses problemas.

No dia 5 de outubro o médico Danilo Rorato palestrou para os pais falando da importância da alimentação para prevenir doenças, um momento único que acreditamos ter ajudado no objetivo que temos que é educar para a vida.

No dia 07 de outubro, os alunos de 1° e 2° anos também tiveram palestra com técnico da Emater Renaldo Chagas e o representante da tecnóloga ambiental Mateus Garcia, sobre a importância de um alimento saudável desde a sua plantação e que o uso inadequado dos agrotóxicos.

No dia 13 de outubro, a nossa nutricionista Pâmela Costa Rocha falou sobre o desperdício de comida, conscientizando porque existem ainda muitas pessoas que passam fome no mundo. Colocou ainda como é feita a seleção dos alimentos desde a compra e recebimento e como é o processo desde a chegada deste alimento a cozinha até chegar nos pratos deles, acentuando a importância de uma alimentação saudável com vitaminas e minerais na fase de crescimento.

No dia 18 de outubro a ação social participou dessa semana da alimentação saudável com a palestra da psicóloga Ana Paula para os alunos dos 5° anos, onde colocou para os alunos a importância de nos amarmos e nos cuidarmos principalmente através daquilo que comemos, procurando comer bem para estarmos saudáveis.

Salientou Pamela costa, “Embora cada pessoa tenha necessidades nutricionais específica, todas precisam ter uma alimentação balanceada com alimentos que forneçam diferentes tipos de nutrientes para ajudar a ter uma boa saúde”.

Prefeito Oclecio ressaltou, a nossa nutricionista Pâmela e as cozinheiras, buscam aprimorar as refeições dos nossos alunos, dentro do que é considerado necessário para garantir uma merenda escolar de qualidade, muito bem preparada, com alimentos ricos em nutrientes e naturais.