BOM DIA! TERÇA-FEIRA, 19 DE SETEMBRO DE 2017
Município de Farol em parceria com UNESPAR, recuperam nascente da “Água da Fonte”

“A Água da Fonte, localizada no município de Farol, é um ponto turístico religioso, o qual recebe fiéis de vários estados e possui uma grande nascente. A população leva a água do local para diversos fins, por este motivo, recuperá-la é de extrema importância ambiental e social. O município agradece a iniciativa e boa vontade do Professor Jefferson e sempre apoiará ações nesse sentido”, disse a Prefeita Ângela Kraus.

O responsável pelo Turismo e Cultura do município, Ruben Moyano, acredita que a Bica D’Água do Monge João Maria (Água da Fonte), é um dos maiores atrativos religiosos da região. Ruben foi o responsável pela iniciativa nos trabalhos direcionados à recuperação da nascente.

Segundo a Engenheira Ambiental do município Kelly Leiko Umeki, nascentes são locais onde a água é jorrada através da superfície do solo, resultando na formação de córregos. São áreas de preservação permanente e são protegidas pelo Código Florestal – Lei n° 12.651 de 2012. Muitos pesquisadores defendem a ideia de que na natureza a melhor forma de preservação é a não intervenção humana, entretanto, há situações em que o manejo realizado pelo homem é indispensável, como no caso da preservação e recuperação de nascentes, visando à melhoria na qualidade da água da bacia hidrográfica.

O Professor Jefferson Crispim, da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, juntamente com os Bacharéis em Geografia, acompanhados pela Engenheira Ambiental do município, realizaram na manhã do dia 25 de agosto a recuperação da nascente da Água da Fonte. Segundo o Professor, foi a maior nascente já recuperada por eles até hoje. Jefferson e os Bacharéis estão ligados ao Projeto Universidade sem Fronteiras, cujo objetivo é trabalhar com a proteção de nascentes em propriedades agrícolas dos municípios da COMCAM.

Última atualização: 13/09/2017 09:40:42